29 de abr de 2016

Azeites e Tâmaras das Arábias



Segundo a Câmara Árabe-Brasileira na APAS a importação de azeites de países árabes cresce 600%. Próxima meta são as tâmaras.

A importação de azeite de países árabes por empresas brasileiras aumentou mais de 600% de 2014 para 2015, de acordo com estatísticas do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e informações da Câmara Árabe-Brasileira. O país que mais exportou azeite para o Brasil foi a Tunísia. Em 2014, o país vendeu US$ 104 mil para o Brasil. Em 2015, esse valor saltou para US$ 1 milhão.

Para divulgar o azeite daquele país, empresas e representantes de sua Agência de Promoção dos Investimentos Agrícolas (Apia) da Tunísia estarão na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que ocorre de 02 a 05 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. Elas farão parte do estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que contará ainda com representantes de oito empresas da Jordânia e da Dubai Exports, agência de promoção das exportações de Dubai que representará 15 companhias do emirado. Esses países também querem aumentar a exportação de tâmaras para o Brasil, que hoje é pequena, e mostrar outros produtos alimentícios, como chocolates, arroz, bolos, doces, bebidas e leite de camela. Elas também irão oferecer materiais plásticos para embalagens, sistemas de ar condicionado e perfumes.

De acordo com Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, parte das empresas da Jordânia também quer fazer contatos para importar alimentos. “A Câmara Árabe vai estar à disposição para fazer a aproximação entre exportadores e importadores”, ressalta o executivo.

Segundo Alaby, os representantes das empresas árabes irão ainda visitar o Ceagesp para conversar, especialmente, com importadores de azeite de oliva e tâmaras.

O estande da entidade terá 98 metros quadrados e estará localizado no pavilhão branco (rua F/G 11, estande 361).



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha