29 de abr de 2016

O projeto Floresta do Saara, uma horta orgânica gigante no deserto

Na fanpage do Conversas de Cozinha a gente fala muito sobre hortas urbanas e alternativas sustentáveis de produção de alimentos. E nesta semana o post que fez sucesso neste tema foi sobre as hortas no deserto da Jordânia.




 Desde 2008, a Noruega e a Jordânia estão trabalhando em um projeto incrível, que pretende trazer vida para o deserto do Saara, a partir da criação de uma horta. Além de alimentos orgânicos, ela será fonte de água e energia limpa para o local.

Idealizado em Aqaba, cidade costeira do extremo sul da Jordânia, o projeto terá uma área total de 200 mil metros quadrados e poderá expandir futuramente para dois milhões de metros quadrados. Além de inusitado, é inovador e ambicioso – e funciona de forma integrada.



Espelhos solares que aquecem a água do mar até ferver, ultrapassando 540 graus célsius, serão responsáveis por transformar a água do mar em água potável. Além disso, o movimento da água sendo fervida moverá uma turbina que transformará energia cinética em eletricidade. Já a água potável obtida será utilizada para cultivar vegetais frescos e algas que ajudarão na absorção de CO2. Ou seja, tudo será muito bem aproveitado no processo.

O projeto Floresta do Saara, como foi batizado, foi criado por três empreendedores sociais: o arquiteto Michel Pawlyn, o designer Charlie Paton e o engenheiro Bill Watts. Em 2009, os três juntaram forças com uma ONG internacional com sede na Noruega e, juntos, apresentaram a ideia na COP15 de Mudanças Climáticas. Em junho de 2010, o rei da Jordânia ficou sabendo do projeto e, impressionado, os convidou para discutir melhor a possibilidade. Foi aí que tudo ficou ainda mais palpável!

Hoje essa unidade na Jordânia está em período de construção e a Tunísia já quer ser a próxima beneficiada pela tecnologia — afinal, não é fácil produzir comida em um país onde 75% do território é desértico.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha