4 de mai de 2016

5 alimentos para aumentar a imunidade no inverno

Nesta época de tempo virado, dias quentes e secos (em São Paulo) e amanhecer e noites geladas (no sul e sudeste), tudo que fala de fortalecer a imunidade a gente para e lê. Foi assim que li as dicas do Sabor Integral Consultoria em Nutrição com 5 alimentos que indico a seguir. 
Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra gripe e resfriado. Isso porque eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células imunológicas – por isso, devem fazer parte do seu cardápio nos dias de inverno. Quinoa, linhaça, alho, gengibre e cenoura estão entre as principais fontes desses nutrientes.
Não basta a inclusão desses alimentos nas refeições para ficar longe de gripe e resfriado. Além de colocá-los no cardápio, é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos. 

Veja por que esses 5 alimentos não podem faltar à mesa nessa época do ano.




Quinoa: considerada o mais completo alimento de origem vegetal pelos nutrientes que oferece, a quinoa é uma importante aliada para a imunidade. Isso porque é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico, zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema.





Linhaça: oferece ácidos graxos ômega-3, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.





Alho: fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado, além de ser um importante expectorante.





Gengibre: tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal.





Cenoura: é rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.


E por falar em cenouras... 


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha