2 de mai de 2016

O inverno, a cama e o fogão



Gostamos muito de Medicina Chinesa e neste começo de inverso as orientações do João Curvo, clínico geral, pós-graduado em Nutrologia, Medicina Chinesa, Medicina Ortomolecular e em Estudo do Envelhecimento.

Dormir um pouquinho mais é uma vontade comum que o corpo manifesta no inverno. Faz parte da orientação milenar chinesa a recomendação de deitar-se mais cedo e acordar mais tarde nesta estação. É a fase do recolhimento. Nestes três meses é indicado ficar mais em casa, arrumar as gavetas e fazer reuniões mais íntimas com os amigos, em torno do fogo, lareira ou fogão.



O feijão é indicado há milênios para dar energia aos rins, força nos cabelos, fortalecer a energia defensiva e melhorar nossa coragem. Hoje, analisando a sua composição, sabemos que realmente é rico em ferro e aminoácidos, entre eles a lisina, que fortalece nosso sistema imunológico e ajuda a evitar as recorrências de herpes labial e genital.



Entre os temperos são indicados o alho, cebola, alho porró, gengibre, nós moscada, açafrão, cheiro verde e pimentas de todos os tipos. As carnes, camarão, peixes e aves são indicados, principalmente quando cozidos com os temperos mais ardidos.



Entre as verduras, são mais indicadas as refogadas como couve, acelga, espinafre, brócolis, couve flor. À noite são indicadas as sopas com algum tipo de raiz (cenoura, beterraba, aipim, inhame, batata baroa, batata doce, batata inglesa). Frutas assadas com canela, podem fazer uma gostosa sobremesa.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha