5 de mai de 2016

Torta de limão sem lactose

Neste ano resolvi pedir para meus cozinheiros (marido e filhos) que façam para mim um final de semana de Dia das Mães com comidas que eu raramente posso comer fora porque são cheias de lactose. 

Pois é, a vida de quem tem intolerância é difícil. Mesmo usando a lactase (a enzima que me permite ingerir um pouco de açúcar do leite sem passar mal), não posso, por exemplo, comer uma lasanha 4 queijos e um pudim de leite de sobremesa. Ou um ou outro, pois meu fígado não dá conta!

Daí que recebi uma receita de torta de limão, que é uma das delicias que eu evito, e pensei em deixar aqui com a sugestão de que seja preparada com leite condensado sem lactose (o que eu acho mais parecido com o normal é o da marca Piracanjuba, mas há outros, como sempre mostro no instagram.com/conversasdecozinha)



Vamos à receita que veio da Castelo Alimentos para divulgar seu sumo de limão, mas pode ser feita com suco natural da fruta, espremendo limão até dar a quantidade.

Ingredientes:
Massa
  • 100g de margarina cremosa (aqui tudo é com margarina, pois manteiga tem lactose, mas se você não tem esta restrição, pode trocar)
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio
  • 1 lata de leite condensado
  • 15 colheres (sopa) de Sumo de Limão Castelo (que como eu disse, pode ser tranquilamente o suco de limão natural espremido e peneirado)

Cobertura
  • 3 claras
  • 6 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparo:
Para a massa, misture a margarina, o ovo e o açúcar e vá adicionando a farinha de trigo até ficar firme, que desgrude das mãos. Coloque em uma tigela coberta com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa em mesa enfarinhada e forre o fundo e os lados de uma forma de torta média de aro removível. Fure o fundo com um garfo e asse em forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado. Retire e deixe esfriar.

Para o recheio, misture o leite condensado com o Sumo de Limão Castelo até ficar um creme espesso. Reserve.

Para a cobertura, bata as claras em neve e vá adicionando o açúcar até ficar um suspiro firme.

Despeje o recheio sobre a massa de torta assada e cubra com o suspiro. Leve ao forno quente (250 graus), por cerca de cinco minutos até que o suspiro fique dourado. Retire, espere esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 12 porções
Calorias: 280 a porção
Tempo de Preparo: 60 minutos
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha