23 de jun de 2016

Sopas e inverno: combinação perfeita para manter uma alimentação saudável


Um prato raso de sopa pode ser tão calórico quanto uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Em rodízios, são oferecidas várias opções de sopas, muitas delas chegam a ter 300 calorias em apenas 200 ml. Não é difícil passar das 1000 calorias, quase metade do indicado para o dia todo. Basta experimentar três sabores, acrescentar um pouco de bacon e de croutons como acompanhamento e pronto: o que parecia light virou inimigo da boa forma.

Sopas creme costumam ser as mais calóricas. Elas são feitas à base de leite integral, margarina, manteiga, creme de leite e queijos gordurosos e podem conter até 300 calorias. “O hábito de ingerir acompanhamentos como pães, queijo ralado, croutons, bacon entre outros, só aumenta o valor calórico desse tipo de refeição”, diz a nutricionista e Gerente de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Guedes Simões.

Para auxiliar a degustação de sopas mais saudáveis e nutritivas, Juliana Simões sugere algumas dicas. Segundo a nutricionista do HCor, as sopas mais indicadas são aquelas feitas de forma caseira. Ou seja, preparadas à base de legumes e podendo conter uma fonte de carboidrato (arroz ou macarrão ou batata), uma fonte de proteína (carnes ou aves, sem pele, e com grãos, como feijão, ervilha ou lentilha). “Mas, mesmo nesse tipo de receita, é sempre bom tomar cuidado e observar a quantidade de sal e gordura que será adicionada no preparo. Para ingerir menos calorias também é importante evitar, além do pão, ingredientes como bacon, queijo e linguiça”, explica a nutricionista.

Sopas podem ser oferecidas tanto como entrada, quanto como o prato principal. E isso também é preciso ser observado por quem deseja manter a forma. Quando a sopa é consumida apenas como um complemento, vale a pena ficar atento à quantidade que se vai ingerir e o quanto os ingredientes que a compõem podem ser calóricos.
“Quando a sopa é consumida como uma única refeição, a pessoa pode se dar ao prazer de optar por sabores com mais calorias. Porém, sem exageros. É muito importante levar em consideração os ingredientes da sopa na hora de escolher a quantidade e o sabor que se vai tomar”, diz Juliana.

Receitas saudáveis de sopas do HCor (Hospital do Coração):



Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho

Tempo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250ml
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
1 kg de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios
1 ½ litro de água
2 colheres de chá rasas de sal
1 colher de chá de tomilho fresco picado
250 g de queijo branco em cubos pequenos

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.



Sopa de legumes ao pesto de ervas
Tempo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250ml
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
1 cenoura grande cortada em rodelas finas
4 xícaras de chá de água
1 colher de chá rasa de sal
150 g de vagem palito
1 abobrinha (tipo italiana) com casca cortada em rodelas finas

Pesto de ervas
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sobremesa de tomilho picado
1 colher de sobremesa de manjericão
1 colher de sobremesa de sálvia

Modo de preparo
Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola e em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente as rodelas de cenoura, refogue nos temperos e adicione a água e o sal. Deixe ferver, acrescente a vagem e por último as rodelas de abobrinha. Deixe cozinhar até que os legumes estejam macios, mas sem desmanchar. No liquidificador bata metade da quantidade de legumes cozidos com a água do cozimento. Volte para a panela e deixe ferver. Para o pesto de ervas misture o azeite e as ervas e adicione à sopa antes de servir.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha