7 de jul de 2016

Você tem curiosidade para saber o que se serve em escolas públicas estaduais e como decidem o cardápio?





Você tem curiosidade para saber o que as crianças e adolescentes comem em escolas públicas estaduais e como decidem o cardápio?

Depois do imbroglio deste ano, com ocupações em ETECs paulistas nas quais os alunos reclamavam da falta de refeições, este tema me interessou.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a chef de cozinha Janaina Rueda, já definiu os 10 novos pratos que farão parte da merenda das unidades de ensino. As receitas dão prioridade a alimentos frescos e incluem opções de carne bovina, frango e peixe (veja lista abaixo). A partir de setembro, escolas da região central da capital paulistas serão as primeiras a experimentar a novidade. A previsão é que em 2017 o projeto seja expandido para toda a rede.

Para chegar à lista final, Janaina e a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) fizeram uma série de testes ao longo do primeiro semestre. Foram levados em conta os valores nutricionais dos ingredientes, o tempo de preparo e a oferta desses alimentos no Estado. O cardápio também segue o perfil mais orgânico e rico em vitaminas já adotado pela Secretaria nos últimos anos, como feijão in natura, farinha de mandioca e leite em pó integral.

Treinamento de merendeiras

Para garantir que o novo cardápio seja implantado com sucesso nas escolas, as merendeiras e empresas terceirizadas receberão treinamento da própria Janaina Rueda. A ideia é dar dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos. Nesta quarta-feira (6), uma videoconferência foi transmitida a todas as 91 Diretorias de Ensino e marcou o primeiro encontro entre a chef e as equipes das cozinhas das escolas. De agosto até novembro serão capacitados mais de 2 mil profissionais da capital. Os demais passarão por cursos no primeiro e segundo semestre de 2017.

Conhecida por adotar um estilo ‘confort food’ – caseiro e cheio de sabor - Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.

Confira os 10 novos pratos:

  1. Strogonoff
  2. Frango caçarola
  3. Feijoada
  4. Macarrão bolonhesa
  5. Peixada
  6. Ovo/LENTILHA
  7. Carne de panela
  8. Carne moída
  9. Cuscuz frango
  10. Macarrão com sardinha






Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
www.educacao.sp.gov.br | www.facebook.com/educasp | www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha